Análise de Risco

Ao analisar os últimos anos é possível perceber o aumento e a facilidade com que novas empresas surgem, mas não raro acompanhamos o encerramento delas. Muitas surgem para logo depois desaparecerem, caindo no esquecimento do público e causando prejuízo aos investidores ou empreendedores, como resultado da má administração dos sócios, desde a idealização e criação da companhia até a sua manutenção durante seu funcionamento.

A falta de preparo dos novos empreendedores é a grande responsável pelo encerramento das atividades de diversas empresas. Muitas companhias surgem sem que seus donos tenham conhecimentos financeiros para que possam entender a viabilidade do negócio e como mantê-lo vivo. É preciso ter organização e um bom planejamento para consolidar uma empresa no mercado e isso só é possível através da compreensão real a respeito de finanças e seus termos. Para entender o que deve ser feito em cada etapa e dar a devida atenção ao que for necessário é preciso ter conhecimento.

Como mencionado, para manter a saúde financeira da empresa e, consequentemente, obter sucesso, se faz necessário um planejamento eficiente que não deixe nada passar despercebido ou fora do lugar e isso é alcançado com conhecimento e preparo. Essa necessidade independe do tamanho da empresa. Assim, saber o que significa uma análise de risco e capital de giro é parte fundamental dessa caminhada para o sucesso empresarial. A fim de obter lucro, é preciso primeiramente recuperar os custos e despesas empresariais durante o ciclo operacional, dessa forma é essencial para uma administração financeira eficaz que se tenha estudo do capital de giro.

Onde entra a análise de risco?

Fazer uma análise de risco é essencial para manter a boa saúde financeira de qualquer empreendimento a longo prazo, independentemente do seu tamanho. Essa análise é baseada nos riscos que envolvem um determinado negócio, sejam eles referentes a pessoas ou finanças. Entender que existem incertezas no mundo dos negócios e quais são essas incertezas dentro da sua empresa é o primeiro passo para se preparar para enfrentá-las. Os dados obtidos a partir dessa análise irão auxiliar decisões sábias que permitirão o sucesso da companhia, bem como evitar desastres financeiros.

Com uma gestão eficiente que desenvolve um planejamento adequado é possível prever variações no fluxo de caixa através da análise de risco e a partir disso, se preparar para esses momentos fazendo com que tenham o menor impacto possível ou até mesmo contorná-los totalmente. É preciso que os riscos sejam mapeados para que possam ser administrados e superados.

Tudo que se decide hoje pensando em retorno futuro é passível de risco, em maior ou menor grau. O retorno real de um investimento pode ser diferente do que se esperava e é preciso estar preparado para momentos como esses. O conhecimento possibilita trabalhar com taxa de risco controlada de modo a não estagnar e parar a empresa no tempo, em um mundo que avança freneticamente, e caminhar para seu sucesso, assumindo riscos necessários. Portanto, são necessários que tenhamos uma gestão baseada em objetivos e metas, mas sobretudo calculando a área financeira de forma correta e precisa na busca do crescimento sustentável e competitivo.




A Análise de Risco é importante para as empresas sobretudo para manter a sustentabilidade financeira. Neste vídeo, o Professor, Mestre e Especialista Márcio Brito explica que um bom gestor deve observar os riscos para tentar mitigá-los:

Postagens Recomendadas

Nenhum comentário ainda, adicione sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *