O que é ROI?

ROI, do inglês Return over Investment, é um indicador que pode fazer a diferença na análise do seu negócio, sua tradução literal é “Retorno Sobre Investimento”. Através do ROI somos capazes de identificar quanto uma empresa ganha ou perde em cada investimento que realiza.

O ROI auxilia justamente na escolha do melhor investimento para uma organização, uma vez que é preciso entender bem quais estratégias estão disponíveis e os resultados que se pode obter de cada uma delas antes de tomar a decisão mais acertada, aquela que encaminhará a corporação para mas perto de suas metas.

Esse indicador nos dá o resultado de cada campanha adotada pela empresa, incluindo tudo que é feito visando algum tipo de retorno financeiro/lucro, podendo ser um investimento, campanha de marketing, treinamento da equipe, aquisição de tecnologia, novas estratégias de fidelização de cliente etc. Com esse resultado é possível verificar como está a performance de cada investimento e como aprimorar os que já estão sendo feitos para que tenham um melhor desempenho.

Por que o ROI é importante?

ROI

Como seu cálculo nos permite analisar a viabilidade de investimentos feitos e também possibilita o acompanhamento do desenvolvimento e retorno desses investimentos, esse indicador auxilia na tomada de decisões estratégicas. Através do ROI conseguimos saber quais são as maiores fontes de lucro da empresa, os mais eficazes canais de comunicação, se as campanhas de marketing estão dentro da expectativa, se o processo de venda é eficiente, se existe uma fidelização de cliente e se ela está ocorrendo de forma efetiva.

Além disso, o indicativo do ROI é avaliado por investidores quando vão decidir se apostarão ou não em determinada companhia.

Ter ciência desse indicador e monitorá-lo com frequência, e sabedoria, possibilita o planejamento de metas empresariais baseadas em resultados realistas, ao verificar o que já foi feito anteriormente. O tempo de retorno de cada investimento também pode ser identificado através desse processo.

O cálculo do ROI

A fórmula para calcular é simples, veja

ROI = (Receita – custo) x 100 custo

O cálculo pode ser utilizado para analisar a empresa como um todo ou apenas uma campanha desenvolvida, como uma ação de marketing por exemplo. Com esse resultado conseguimos identificar erros e lugares de melhoria em qualquer área da corporação.

Como receita deverão ser considerados tudo o que a empresa arrecada com venda, mas só deve ser avaliado o valor que o segmento escolhido levanta. Por exemplo, ao avaliar o e-commerce devemos somar apenas as vendas feitas por este meio e desconsiderar a receita oriunda da loja física.

Como custos definiremos todo o valor necessário para permitir que o investimento acontecesse. Ainda pensando na avaliação de um e-commerce poderíamos considerar os gastos com hospedagem da plataforma, valor investido em anúncios pagos, internet e tudo o mais que foi preciso para fazer o e-commerce acontecer e se manter funcionando.

Vamos supor que uma empresa de artigos geek funciona com lojas presenciais, mas também possui uma plataforma online para vendas. Esta empresa arrecadou em vendas o total de R$35.000, R$12.500 sendo oriundo do site. Para manter a loja virtual funcionando a empresa precisa desembolsar R$2.500, já para manter o estabelecimento físico são necessários R$7.500. Para chegar ao ROI da loja online faremos o seguinte cálculo:

ROI = 12.500–2.500 x100 2.500

ROI = 10.000 x 100

2.500

ROI = 400%

Com esse cálculo conseguimos perceber que o investimento em e-commerce traz para a empresa um retorno de 400%, que seria R$4 de retorno a cada R$1 gasto. Ao analisar o ROI da loja física percebemos que ele é menor, de apenas 200%. Assim conseguimos entender que a loja virtual apresenta melhor viabilidade e desempenho que a loja física, com essa análise os sócios poderão adotar estratégias para melhorar as vendas da loja física, optar por fechá-la. ficando apenas no ambiente virtual, ou dar mais atenção ao e-commerce. A decisão irá depender do caminho que desejam seguir.

Conclusão

O ROI é um indicador fundamental para análise se investimentos e quando bem aplicado, e analisado, auxilia na tomada de decisões, uma vez que nos mostra a viabilidade e retorno de investimentos feitos. Com o cálculo conseguimos saber quais foram os pontos fortes e fracos da empresa durante a campanha analisada, corrigi-los e melhorá-los.

Mas é claro que apesar de ser uma ferramenta de bastante utilidade o ROI deve ser utilizado em conjunto com outros indicadores, pois ele não leva em consideração fatores importantes como sazonalidade, flutuação de valor devido a inflação e duração de investimentos. De qualquer forma, sua importância não é reduzida, ele deve fazer parte do conhecimento dos gestores para que mantenham uma boa administração dos investimentos do negócio e conservação de boa saúde financeira empresarial.

Márcio Carvalho e Brito

Professor e sócio da Valor Futuro S.A.

Postagens Recomendadas

Nenhum comentário ainda, adicione sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *